top of page

Período de Sagadawa 2015


SAGA DAWA, que celebra o nascimento, a iluminação e o parinirvana de Buda Shakiamuni, é um dos quatro períodos mais sagrados do calendário budista.

Em 2015 o SAGA DAWA terá início na Lua Nova de 18 de maio e se encerrará na Lua Cheia do dia 2 de junho. É dito que nesse período os méritos são acumulados exponencialmente, por isso nos dedicamos à acumulação de virtude e renunciamos a atitudes não-virtuosas, para o benefício de todos os seres.

Em sua iluminação, aos 35 anos, em Bodhigaya, o Buda proclamou: “Profunda paz, simplicidade natural, luminosidade não composta, eu encontrei o néctar do dharma”.

Quando o Buda se deitou para morrer, no seu Parinirvana, em uma gruta na floresta em Kushinagara. rodeado por 500 de seus discípulos, ele disse: “É a natureza de tudo que toma forma se dissolver novamente. Busque com todo o seu ser atingir a perfeição”. Neste dia as ações positivas e negativas são multiplicadas por 100 milhões

Nossos Lamas enfatizam a importância de incrementarmos nossas práticas nesse período. Que período poderia ser mais auspicioso do que este para a prática em grupo? Nesse sentido nos orientam para que sempre que possível estejamos reunidos como sanga, paticipando das práticas coletivas, fazendo oferendas e outras atividades. Quando isso não for possivel, nos pedem que tomemos nosso tempo e pratiquemos sozinhos, mas reiteram que nesse período devemos nos conectar com nossa prática de forma mais intensa e com uma motivação adequada.

NOSSAS PRÁTICAS DIÁRIAS SERÃO MANTIDAS, PORÉM EM ALGUNS DIAS TEREMOS ALGUMAS ALTERAÇÕES COMO SEGUE PROGRAMAÇÃO:

Dia 18/05 19h - INÍCIO DO SAGA DAWA (lua nova) • Prática de Buda Shakiamuni • Leitura do Sutra do Coração (Prajnaparamita)

Dia 23/05 (sábado)

das 06 às 18h 19hMINI RETIRO DE NYIUGNE • O mini retiro coletivo inicia as 6h (AM) até as 18h do mesmo dia Leia mais sobre essa prática no final do documento. • Após o intervalo teremos as Práticas de Compromisso da Sanga

Dia 25/05 (segunda-feira)19hNASCIMENTO DO BUDA SHAKYAMUNI • Prática de Buda Shakiamuni • Leitura do Sutra do Coração (Prajnaparamita)

Dia 30/05 (sábado)

06 às 18hMINI RETIRO DE NYIUGNE • O mini retiro coletivo inicia as 6h AM até as 18h do mesmo dia, mas se entende até as 6h AM da segunda feira. Tomada de votos (quem desejar fazer algum voto em especial durante o período). • O mini retiro neste dia será conduzido por Lama Yeshe e Lama Rigdzin Leia mais sobre essa prática no final do documento. • Após o intervalo teremos as Práticas de Compromisso da Sanga

Dia 31/05 (domingo)

06 às 18hProgramação a ser definida pelos Lamas que estarão em Florianópolis

Dia 02/06 (terça-feira)

19hTÉRMINO SAGA DAWA DÜCHEN (ILUMINAÇÃO E PARANIRVANA DO BUDA SHAKYAMUNI (lua cheia) • Prática de Buda Shakiamuni • Leitura do Sutra do Coração (Prajnaparamita) e • Prece de Aspiração de Samantabadra

Estamos nos organizando para salvar vidas em um desses dias. Quem deseja se engajar fazendo oferendas ou ainda participando da organização pode entrar em contato com Jane.

PRÁTICA DE NYIUGNE

O Nyiugne é um ritual de jejum praticado para a rápida purificação do carma negativo e para aumentar a felicidade de todos os seres. Nessa versão abreviada, o Nyiugne terá a duração de dois dias. A liturgia dessa prática é baseada no Bodisatva da Compaixão, Tcherenzig. As virtudes da renúncia e da purificação são dedicadas aos seres dos seis reinos a fim de libertá-los do sofrimento.

O Sagadawa, período em que este retiro será realizado, é um momento em que ocorre uma tremenda multiplicação da virtude, mérito e realização de sabedoria gerados.

Nos dias programados, antes do amanhecer iniciamos o mini retiro, momento em tomamos os votos.

São os seguintes os votos:

(1) não matar

(2) não roubar

(3) não ter interações sexuais

(4) não mentir

(5) não usar perfumes ou adornos atraentes

(6) não dançar ou cantar, isto é, não manter atividades de entretenimento

(7) não sentar em lugares altos ou camas luxuosas, isto é, abster-se de conforto excessivo

(8) não comer a não ser nos períodos designados.

Desse momento em diante, não devemos comer ovos nem carne. Usualmente, depois da sessão de prática da manhã, como última refeição das próximas 48 horas, o almoço é servido na sala de meditação. Do momento que levantamos após a refeição em diante devemos jejuar até as 6h da manha do dia seguinte. Podemos renovar os votos na manhã do dia seguinte ou devolver.

O consumo da água e de outros líquidos claros não nutritivos e o ato de falar são permitidos até a hora de dormir, seja um cochilo durante o dia ou à noite. O jejum também pode ser parcial ou total. Cada pessoa deve avaliar suas condições e capacidade de atender essas disciplinas.

Estas disciplinas combinadas com a prática de Buda Tchenrezig são uma poderosa forma de purificação.

OBS: Nos dias de Mini Retiro, trazer uma refeição para comer no almoço no Rigdjed Ling.

ÚLTIMOS
bottom of page